terça-feira, 12 de outubro de 2010
Objectivos e Obrigações! Somos formação!
É fundamental sentirmos que a aprendizagem so termina com a vida. Este texto nao é inedito e foi escrito por mim aquando da minha passagem na AMSAC para transmitir aos jogadores aquilo que deve e tem de ser a base do jogador de futsal. Fica aqui a partilha:
O futsal é um jogo colectivo, onde todos fazem a diferença.
Quando se joga futsal ou qualquer modalidade colectiva é necessário entender regras
básicas técnicas e tácticas tais como:
Os jogadores têm de estar em constante movimento no campo, no futsal não há posições “fixas”
que permitam a descompressão nem que seja por alguns segundos. A movimentação é uma constante
e quando um jogador para de se movimentar esta a dar o mais claro sinal de que não pode
continuar em campo.
Os jogadores devem privilegiar o jogo colectivo em detrimento do jogo individual, será preferível assistir um colega do que falhar uma oportunidade clara de golo.
Quando um jogador tem a bola estão três jogadores da equipa sem a mesma e é fundamental que se movimentem no sentido de dar apoios, ocupar espaços vazios, efectuar bloqueios etc…
Nunca devem deixar de observar a bola nem dar uma bola como perdida.
Na acção defensiva devem sempre defender na linha imaginaria definida colocando-se de forma a limitar a acção ofensiva do adversário, não entrando “à queima”, a pressão deve ser efectuada na zona de recepção da bola pelo adversário limitando dessa forma o tempo de raciocínio/execução do adversário. Não se pode/deve pressionar um adversário quando a distancia do defensor para o atacante for superior a 3 metros.
Os passes entre os colegas de equipa devem ser curtos e rasteiros para haver um melhor controlo da bola e tensos de forma a não serem interceptados. Não se deve apostar em passes horizontais junto à área defensiva mas sim em diagonais e verticais.
A posse de bola deve ser feita com paciência privilegiando a troca de bola entre todos os elementos da equipa com gestos técnicos rápidos e precisos.
O último jogador da equipa nunca deverá apostar na iniciativa individual na falta de apoios pois em caso de perda de bola poderá originar uma situação de golo para a equipa adversária.
São regras básicas como estas que fazem um jogador de futsal mas a mentalidade, o espírito de conquista e entreajuda e o companheirismo são fundamentais para o funcionamento pleno da equipa.
Admiro um jogador crítico em relação à equipa mas não tolero jogadores críticos para com os colegas da equipa. As críticas construtivas são uma base importante para a melhoria colectiva mas a critica gratuita e injustificada só serve para destruir e criar atritos.
Vestir a camisola do Belenenses é assumir a responsabilidade de representar um clube historico com 91 anos de existência, o clube jamais estará em divida para conosco mas nós temos a obrigação de orgulhosamente saber representa-lo!
Bruno Silva
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário